terça-feira, 26 de junho de 2007

Velhos...São os trapos...

hoje estive na Santa casa da Misericórdia de Machico fiz uma visita com meus pais a um idoso que é compadre deles e sogro de um irmão meu,estive lá mais de duas horas vi e falei nem só o senhor que tinha intenção de visitar mas também com outros idosos lá presentes...reparei em muita coisa e fez com que eu reflectisse um pouco sobre o que somos hoje e o que seremos daqui a mais uns dias,sim dias ,porque o tempo voa quase sem darmos por nada...
vi rostos cansados...vi "velhinhos"de vários estratos sociais mas o que eu achei bonito foi, muito carinho e atenção sempre que as funcionárias passavam por eles uns aqui outros ali...
Gostei muito de ver que são bem tratados,bem merecem...
encontrei uma senhora que era minha vizinha tem mais de 90 anos não queria acreditar já alguns anos não a via e comprimentei-a ficou a olhar-me,perguntei se me conhecia,disse que não,então disse quem era minha mãe ela logo se lembrou...
com isto lembro-me dela e da casinha humilde em que vivia e que sempre ensinou catequese num pequeno sotão com banquinhos de madeira,lembro-me também de uma enorme figueira que tinha atráz da casa e que mandava apanhar os figos porque não podia subir...que bom recordar tanta coisa num simples cruzar com uma pessoa..



SER VELHO É...

SER VELHO É SER REI Dizem que ser velho, é ser lento, refilão, triste, aborrecido, enfim um chato! Mas... não Ser velho, eu sei que é ser idoso, ou idosa Mas ser velho é ser rei! Sim rei, porque não! Serem velhos, ou serem idosos como alguns gostam mais. tem o doce sabor de viver, é chegar onde se calhar muitos nunca chegam Mas ser velho é ser dos outros, ser solidário com a natureza, com os mais novos, com todos, ter mais paciência para as crianças no seu dia, a dia Qual a criança que não gosta de ter avós, que os amam Ser velho é isto mesmo, é ser feliz, de pertencer aos filhos, aos netos, aos amigos Ser velho é ser rei É ter a idade da inocência, do saber e do amor, do prazer de estar bem com a vida Saber histórias, aquelas que a vida lhe ensinou, ou lhe trouxe Ser velho é ser rei Sim rei, e ser rei, é ser maior É precisamente isso que o velho é, O maior! Ser velho é ser amigo, Ter o brilhozinho nos olhos e dizer que ama, mesmo que não receba nada em troca Ser carinhoso para tudo e para todos, até para os animais, ver a vida no seu hábito mais gostoso Ser velho, é ter o doce sabor da vida de: fernando ramos

5 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo, Nelio.Agora vc foi profundo...rsrsrsrs.As pessoas deveriam respeitar essa fase na vida das pessoas, pois quem não quer chegar lá?Mais uma vez escrevo, vc é muito "humano.PARABÉNS!!!!!!!

Nelio disse...

Rose é o que eu penso digo,obrigado...

Anônimo disse...

Olá Nélio.
Conheci um personagem que era de vasta idade e, quando por bricadeira nos dirigia-mos a ele com todo o carinho que merecia perguntáva-mos. Então velho quando é que mores? Sorrindo como uma criança, também dizia-nos:- Queira Deus que não cheguem há minha idade. Pois nunca veriam aquilo que deviam ver. Um Ab. João

anete joaquim disse...

Nélio! Então? Essa visita ao lar tocou-te mesmo! Percebo o que sentes, pois quando lá vou em serviço parte-se-me o coração. Graças a Deus não tenho familiares em lares. Tens razão no que dizes sobre ser velho, mas a verdade é que muitas dessas pessoas que estão em lares, mesmo sendo bem tratadas pelo pessoal, sentem-se muito sós e abandonadas. Uma pessoa fica a pensar como será o seu futuro, não é? O teu texto está impregnado de emoção e beleza. Um beijão para ti. Vá lá, quando fores velhinho, se estiveres num lar, faço-te uma visita. Recordaremos os nossos jardins. OK?

Nelio disse...

Pois é J.S. um velho tem muita informação guardada da sua vida...
Anete quanto á sua visita num lar iria ser divertido falarmos dos nossos jardins,quem sabe nessa altura alguém toma conta e faz história sobre eles...