segunda-feira, 4 de junho de 2007

Nem tudo está perdido...

Esta linda cica estava em meu terraço faz agora uns dois anos,toda robusta...
depois de umas boas chuvadas,o furo onde sai a água entupio e sem eu me dar de conta esteve mergulhada em água mais de uma semana,chamou-me atenção as folhas com ar amarelado,até pensei que seria por falta de água pois como estava certo que tinha chuvido á uns dias atráz nem lhe dei de beber...

ficou para ali muribunda quase um ano e meio sem qualquer folha,pois secaram todas e eu cortei-as,passou a época de deitar as folhas e nada...

até me aconselharam a deitar fora dali não conseguiria mais nada...

eu que até sou paciente tinha sempre uma pequena esperança que ali iria ter uma surpresa...

e eis que do meio do tronco aparentemente morto surge um tufo de folhas com todo o vigor...

para mim foi uma alegria muito grande e é verdade que enquanto há vida há esperança...


cá está ela toda extravagante,verdinha esperançosa por uma vida pela frente...

4 comentários:

anete joaquim disse...

Também tenho uma cica, que estava toda verdinha no sítio onde a tinha colocado, mais à sombra. Passei-a para outro lado, com mais sol, e foi-se um pouco abaixo. As folhas não estão tão amarelas quanto as da tua, mas não ata nem desata. Agora já sei o truque. Se continuar fraquinha corto-lhe as folhas. A tua está linda. Já agora, Nélio, como é que se rega a cica? Muita ou pouca água? Pode regar-se as folhas e o centro?

anete joaquim disse...

Coloquei o teu blog nos meus links.

Nelio disse...

Anete pode regá-la pouco ou seja uma vez por semana acho justo,uma vez que as cicas são palmeiras do deserto,as minhas são regadas uma vez por semana e estão em cima do terraço que é muito soalheiro e ventoso,de resto não tenho muitos cuidados especiais,é claro que,quando aparece o tufo de folhas,eu tiro-as se estiver muita ventania deixo-as abrirem num sítio mais á enseada e quando estão totalmente abertas e menos senciveis vou colocar dentro dos vasos de barro é que tenho-as todas em vasos de plástico assim facilita muito no transporte de um sitio para outro...quanto ao colocar num sitio com menos vento é só porque como as folhas estão tenrras não ficarem com aquele aspecto queimado ...
Eu também queria colocar o seu blog nos links preferidos mas ainda não dei com o geito,mas vou conseguir...

anete joaquim disse...

Obrigada pela explicação. Eu andava a regar a desgraçada todos os dias! Não admira que andasse meio amarela! Coitada!
Quanto a colocar links, também demorei a entender como se fazia. Um dia explico-te, mas agora tenho de ir para o trabalho. Entro às 14 e ainda nem almocei.
;)