quarta-feira, 13 de junho de 2007

yuca na roda de pedra...

esta yuca foi metida no buraco da pedra com a intenção de criar raiz na água,pois a roda estava em cima de um (gamelão) de pedra,pois foi é que depois de criar raiz já não consegui tirá-lo de lá então plantei-o assim mesmo,e eis que ganhou muitas raizes e mais filhotes que sairam por baixo da pedra,agora a planta Mâe está a ficar com uma cor amarelada,em relação aos rebentos novos será que vai morrer apertada pela pedra???
aqui plantei outra com a intenção de segurar as pedras e o caminho que fiz por ali...
junto da varanda tem várias buganvíleas...
ao meio dos agapantus aquele verde todo é cavalinha que eu considero uma praga embora seja boa para chás...
já se notam os botões da plumeria branca,(nespreira de jardim, árvore dos dentes,ou ainda dentes de leão)

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Nélio.
Desculpe tratá-lo desta maneira , penso eu de que... Como dizia o Pinto da Costa. Vamos ao cerne da questão. Tenho num vaso uma planta desse género e não sei o seu nome.Quando vivia na Madeira ouvia chamar-lhe de "dente de leão",já perguntei a muita gente e até à data ninguém me soube responder. Pelo inverno costuma deixar cair as folhas, não me lembro se aí acontece o mesmo.Dão umas flores lindíssimas e, tem uma particularidade muito importante. Quando tinhamos dores de dentes colocavamops umas gotas da sua seiva leitosa no dente doente e, quase por milagre a dor desaparecia instantâneamente. Hoje pela 1ª vez entrei no seu blog ,para que a Anete não ficasse na exclusividade. Nestes dias vou regalar o olho com as vitas virtuais aos blog. Um sincero abraço do João Sousa.( J.S.)

Nelio disse...

Olá Sr. João Sousa esteja á vontade e seja bem vindo ao meu blog,em relação á pergunta sobre esta planta,á verdade aqui também isso acontece,ficam sem folhas no inverno e talvez no inicio de maio é que começam a encher-se de folhas que logo atráz vem os botões florais esta é branca mas tenho a outra que é mais conhecida cá na ilha de cor amarelada,e também tenho em cor rosa...quanto a deitar uma gota dessa seiva num dente a doer não sabia que era assim tão eficaz,estamos sempre a aprender... e já agora se não sabe como se plantam novas estacas eu dou uma dica...na época em que cai as folhas(quanto menos melhor)corta-se um ramo e deixa-se uns trêz dias num sítio ao ar livre para que saia toda a seiva possivel e só depois coloca-se numa mistura quase seca e com muito poucas regas,quase nunca falha...

Anônimo disse...

Olá Nelio.
Por favor não me trate por sr. pois muito embora seja um pouco mais velho isso nada tem a ver com o assunto. Já reparou que sem o conhecer tratei-o pelo seu nome? Passe sempre a tratar-me ou por João ou por J.S. Como quizer, pois fui simplesmente um intruso. Conheço perfeitamente a reprodução, sòmente não sei o seu nome. Já agora. Conhece as manhãs de Páscoa que aqui chamamos coroas de Natal? o seu verdadeiro nome é "pluxerrima".É a única planta que conheço para ser reproduzida por estaca temos que mergulhar o seu caule cerca de um centímetro em água a ferver para que estanque a seiva e depois plantar num simples vaso. O tempo de mergulho é um segundo. Ab. J.S.

Nelio disse...

Olá João não foi intruso coisa nenhuma,afinal se fosse um blog para ninguém me contactar teria feito por isso, pode estar á vontade seja o João ou outra pessoa qualquer,já viu já aprendi mais uma coisa por acaso não sabia isso...já me tinham dito que para fazer um arranjo com essas flores era colocar na água a ferver algum tempo mas para plantar não sabia que era assim,normalmente no mês de janeiro ou fevereiro podo a planta e as estacas enfio-as á terra sem outros cuidados especiais,tenho em cor de rosa , branca,e vermelha em vasos,ainda não sei se os vou transplantar para o jardim ou não é que a terra não ajuda muito ,já lá tive em trêz cores e acabaram por morrer... obrigado pela dica vou ver se tenho fotos do natal das minhas "pluxerrimas".até já...

anete joaquim disse...

Ei, aprendi uma série de coisas com esta conversa! Agora não tenho tempo para mais conversas. Volto logo.
Nélio, tens um jardim espantoso!

Nelio disse...

Anete o seu não fica atráz em nada,eu tenho algumas espécies que lhe podia dar de boa vontade passe por Machico venha cá ver,entrada livre hi hi com direito a levar umas plantinhas de bom agrado...